Criar uma Loja Virtual Grátis

O Agente Missionário

O Agente Missionário


CURSO DE TREINAMENTO DE AGENTES MISSIONÁRIOS

MATÉRIA: O PERFIL DO AGENTE MISSIONÁRIO 
PROFESSORA: KARINA COSTA

Então o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.” (Hb 2:2)

Introdução

O Agente Missionário é o ‘soldado’ responsável pela COMUNICAÇÃO da Obra Missionária. 
Neste estudo pretendemos apontar e discutir sobre o perfil do agente missionário, quais suas tarefas e funções, como ele pode atuar na Igreja Local, buscando complementar, interligar toda a cadeia de atuantes da Obra Missionária de Jesus.

O Agente: um comunicador

A Comunicação é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório. Quanto à forma, a Comunicação pode ser verbal, não-verbal e mediada.

O agente missionário é, em primeira mão, um comunicador, tem a responsabilidade de empenhar-se para que os membros da igreja e o missionário estejam em contato. Entre os componentes da comunicação, ele atua como receptor, quando ouve o missionário, e como emissor, quando fala à igreja. A igreja é também receptor, quando recebe a informação do agente.

A mensagem, é a informação do campo missionário.
O canal de propagação, é o culto missionário, com o meio de comunicação, que compõe as mais diversas formas de repassar a mensagem, por exemplo, leituras, mural de informações, peças teatrais, louvor, jograis, intercessão, momento missionário, etc.

A resposta (feedback), é ação da igreja ao tomar conhecimento das informações, tanto no maior empenho intercessório, quanto contributivo, quanto vocacional. Também no envio de cartas de apoio ao missionário.
Por fim, no processo de comunicação, temos o ambiente, o templo, a sala de reunião de oração do conselho missionário, entre outros.

Nesse processo o agente representa a ponte de acesso entre a igreja e o missionário. 
O Apóstolo Paulo antes de ser um missionário enviado às nações, atuou como agente missionário, num intercâmbio entre as igrejas de Antioquia e Jerusalém (Atos 11:30 e 12:25).
O agente: um promotor

Promover significa desenvolver, fomentar, acelerar, adiantar, ajudar, animar, impulsionar, favorecer, originar, causar, provocar, ocasionar, elevar.

Através da promoção de missões, a igreja se engajará na expansão e manutenção da obra missionária, empenhando-se para manter a chama acesa. O promotor busca todas as formas de divulgar o trabalho, estimular os irmãos a orar, contribuir. Conscientiza de que todos os crentes são responsáveis por fazer conhecido o Nome do Senhor Jesus em todas as nações, povos, línguas e culturas!

Em Efésios 6:15, quando lemos sobre “preparação” do evangelho da paz, podemos entender que um trabalho de evangelização precisa ser organizado, preparado, discutido, planejado, para ser bem sucedido. O agente missionário tem essa função, de preparar as condições para que o trabalho missionário em sua congregação seja desenvolvido com sucesso.

O Conselho Missionário é o órgão da Igreja de Feira responsável por planejar as ações missionárias da igreja, e isso é feito exatamente através do agente missionário, que é um componente do próprio Conselho.

Quando for proposto congressos, simpósios, conferências, seminários, feira das nações, impactos missionários, bazares, reuniões de intercessão, vigílias, enfim, atividades de um modo geral, é papel preponderante do agente, empenhar-se para o sucesso de cada uma dessas atividades.

O agente: um intercessor

Interceder é colocar-se a favor de algo ou alguém. 
A intercessão missionária é oração, dever de todo crente, em favor da obra, da pessoa do missionário, do campo missionário, de novos obreiros, enfim, de todos os projetos missionários e seu alcance.

O Agente missionário deve ser o primeiro intercessor na sua igreja, de modo a levar outros a se engajarem nessa importante tarefa. Deve o agente estabelecer momentos de intercessão, convocando os irmãos e dando o passo inicial, estabelecendo as diretrizes, os objetivos, os motivos de louvor e de intercessão.

Como as demais atividades da igreja, o trabalho de missões é movido a oração. A oração é uma arma poderosa para se vencerem barreiras e se alcançarem metas. A oração move o coração de Deus. Não há problema ou dificuldade que resista a uma oração persistente. Deus responde à oração, e o trabalho missionário só pode ser sustentado através de muita oração. Portanto, não há que se pensar em ser agente missionário, sem empenho na oração intercessória!

Apresentamos algumas sugestões bíblicas de oração missionária:
1) Oração rogando obreiros – “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt. 9:38). Observe que este é um mandamento de Cristo. É um imperativo! Rogai! O agente missionário fiel e obediente ora, pedindo trabalhadores para a seara. Precisamos batalhar em oração para que Deus levante muitas vidas para o campo missionário. Só não podemos titubear quando esse alguém comissionado por Deus for nós mesmos ou alguém de nossa família!

2) Oração pelas Igrejas – “E também faço esta oração: que o vosso amos aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as cousas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus” (Fp. 1:9-11). O apóstolo Paulo orou, pedindo a Deus que aquela igreja fosse frutífera na presença dEle. Uma igreja frutífera é aquela que faz a obra de missões mundiais. Portanto, precisamos orar pelas igrejas, para que Deus desperte pastores e para que cada um cumpra sua tarefa de evangelizar o mundo.

3) Oração pelos missionários – “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos, e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para com intrepidez fazer conhecido o mistério do Evangelho.” (Ef. 6:18,19) – O apóstolo Paulo reconhecia que, sem a oração dos irmãos, seu trabalho não seria eficaz.

Precisamos orar para que os missionários tenham autoridade espiritual necessária para executar a obra. Além disso, precisamos orar pelas suas necessidades pessoais, a saber: adaptação a aspectos culturais, como língua, alimentação e costumes; saúde, emoções, etc. Precisamos aprender a orar pessoal e objetivamente pelos missionários.

4) Orar para que Deus abra as portas – “Suplicai ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, Pelo qual também estou algemado” (Cl. 4:3) – Há muitos países que estão fechados à entrada de misisonários, assim como outros com sérias restrições, discriminação, dificuldades em geral. Através da oração, podemos ver Deus operando milagres e abrindo portas. Há muitos países ainda fechados ao evangelho, muitos deles muçulmanos. Precisamos orar para que Deus abra estas portas à Palavra.

5) Orar pelas finanças – “Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação...no tocante a dar e receber...” (Fp 4:14-16) – É através da igreja que o sustento missionário é levantado, portanto precisamos orar pelas finanças para que Deus supra as necessidades da igreja, de modo que ela tenha condições de manter o missionário no campo.

6) Orar pedindo grandes coisas – “ Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos...” (Ef 3:20,21) – Não podemos ficar nos lamentando “ a igreja é pequena, é pobre, não tem condições”, e sim, confiando na provisão de Deus, orar, para que Ele nos dê as condições. Precisamos de olhos e mentes cheios de expectativa daquilo que Deus vai fazer.

Idéias Práticas para o Movimento de Oração: organizar reuniões especiais de oração, reuniões de oração nos lares; momento de intercessão missionária nos cultos da igreja; oração nas classe de Escola Dominical; sala de oração missionária.

O agente: um sustentador

Quando Jesus destacou a oferta da viúva pobre (ver texto), ou a oferta de um menino que alimentou uma multidão (Jô 6:9), Ele quis nos mostrar que colocando nossa pequena contribuição a seu dispor, ele fará a multiplicação. Então todo o crente deve se envolver na contribuição para a obra de Deus.

O agente missionário deve ser aquele que subscreve o primeiro carnet de contribuição de sua igreja e o mantém fielmente em dias. 

O valor é definido pelo agente em seu coração, apresentando a Deus em oração. Mas a fidelidade em permanecer dando, é o mais importante. Dessa forma poderá estimular a outros irmãos a contribuir financeiramente com a obra missionária.

Um outro aspecto a observar, na tarefa do agente é com respeito à prestação de contas. O agente missionário é responsável por arrecadar as ofertas determinadas (cultos de missões e Santa Ceia), os carnets, e ofertas avulsas, e repassá-los com fidelidade ao Conselho Missionário. A fidelidade se expressa tanto através da entrega de todo o valor, quanto através da entrega imediata, no prazo determinado.

O agente: um crente comprometido

“Aquele que milita, não se embaraça nos negócios desta vida” (procurar texto)
“Quem põe a mão no arado, não pode olhar para trás” (procurar texto)

O agente missionário deve:
1)em primeiro lugar, ser um crente salvo e remido por Cristo, membro da Igreja, comprometido com o seu trabalho na congregação;
2)amar a seu pastor e trabalhar em acordo com ele;
3)Empenhar-se para que sua congregação esteja sempre bem informada, e sempre representada nas convocações missionárias;
4)freqüentar regularmente as reuniões do conselho missionário, justificando suas ausências, e procurando saber do que ocorreu quando não puder estar;
5)Envolver-se nos trabalhos evangelísticos e de ação social da sua congregação, observando os campos da “Judéia”, onde seja necessário o envolvimento da igreja, sugerindo ao pastor;

CONCLUSÃO

O Agente Missionário é aquele irmão ou irmã da igreja, que empenha-se no cumprimento da tarefa mais importante da igreja do Senhor: Missões, fazendo tudo que estiver ao seu alcance para esse fim.

Procuramos destacar alguns aspectos mais importantes do perfil do agente missionário, que Deus nos abençoe no trabalho de formação de agentes comprometidos com a árdua, porém gratificante tarefa missionária da igreja do Senhor Jesus!